Agência France-Presse
postado em 17/03/2013 17:27
Washington - Israel está pronto para retomar imediatamente as negociações de paz com os palestinos sem condições prévias, disse o embaixador deste país nos Estados Unidos em uma entrevista divulgada neste domingo, poucos dias antes da histórica visita ao Estado hebreu do presidente Barack Obama."Desejamos que isto leve muito menos de um ano. Queremos retomar as negociações com os palestinos não amanhã, mas hoje", declarou à rede NBC Michael Oren, embaixador de Israel em Washington.
Oren lembrou que tanto seu país quanto os Estados Unidos são favoráveis a "diálogos diretos com os palestinos, sem pré-condições, que conduzam a uma solução de dois Estados para dois povos".
Ao mesmo tempo em que Obama inicia na quarta-feira uma visita a Israel, aos territórios palestinos e à Jordânia, o embaixador Oren considerou que "a grande questão é saber se o presidente (americano) poderá levar novamente o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, à mesa de negociações". O diálogo de paz entre as duas partes está suspenso desde setembro de 2010.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]Para retomá-lo, Abbas exige o fim da colonização judaica em territórios palestinos e o reconhecimento das linhas fronteiriças anteriores à guerra de junho de 1967 como base de discussões. O presidente palestino também fez da situação dos detidos palestinos uma de suas prioridades, e pede a libertação dos presos mais antigos.
Israel, por sua vez, diz estar pronto para retomar as negociações sem condições.
A Casa Branca não prevê tomar uma iniciativa particular para relançar o processo de paz entre israelenses e palestinos durante os quatro dias em que o presidente Obama permanecer no Oriente Médio.