Agência France-Presse
postado em 19/03/2013 12:26
Bagdá - O Iraque "fecha os olhos" para o sobrevoo de seu espaço aéreo de por aviões iranianos carregados de armas para o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou uma fonte do governo americano. A fonte, que pediu anonimato, reiterou o pedido de Washington a Bagdá para que as autoridades iraquianas exijam o pouso e registrem, sem aviso prévio, os aviões iranianos que seguem para a Síria.O governo dos Estados Unidos protestou "a todos os níveis do governo iraquiano". "Está completamente justificado interceptar e inspecionar os aviões iranianos que sobrevoam o território", disse a fonte.
[SAIBAMAIS]Os iraquianos têm todos os motivos do mundo para ser desconfiados. Mas não fazem nada, fecham os olhos", insistiu. "Se realmente quisessem conhecer o conteúdo das cargas dos aviões, efetuariam registros aleatórios, com tranquilidade. Fariam revistas meticulosas. E estamos convencidos de que encontrariam equipamentos militares, armas, munições", disse a fonte.
Washington acusa Teerã de fornecer armas ao regime sírio, seu principal aliado na região e que apoia desde o início do conflito na Síria há dois anos.