Mundo

Espanha investiga vídeo de soldados maltratando preso iraquiano

Agência France-Presse
postado em 19/03/2013 20:15
O Ministério espanhol da Defesa anunciou nesta terça-feira a abertura de uma investigação de um vídeo divulgado no domingo pelo jornal El País, gravado em 2004 em uma prisão do Iraque, que mostra militares espanhóis chutando um prisioneiro iraquiano.

"O Exército deixou nas mãos do juiz togado decano de Madri as primeiras conclusões da informação sumaríssima obtida até o momento relacionada a um vídeo publicado recentemente por um meio de comunicação sobre um caso de supostos maus tratos de soldados espanhóis a prisioneiros iraquianos", indicou o ministério em um comunicado.

"Quanto ao vídeo em si, as conclusões preliminares indicam que sua localização pode corresponder efetivamente com as instalações habilitadas para prisioneiros do corpo de guarda da Base Espanha, em Diwaniya", Iraque, acrescenta o ministério.

O vídeo mostra cinco soldados espanhóis com os rostos à mostra, que entram em uma cela em que um preso está deitado tapado com um cobertor.

"Levante", diz várias vezes um dos soldados, que logo depois chuta diversas vezes o prisioneiro, junto com outros dois militares espanhóis.

El País menciona apenas um caso de denúncia contra as tropas espanholas por maus tratos, apresentada por um iraquiano, um tradutor de nome Flayeh al-Mayali, detido em 2004 e enviado a Abu Ghraib. Essa prisão iraquiano desencadeou um grande escândalo naquele ano, devido à publicação de fotos de prisioneiros torturados por soldados americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação