Mundo

Erdogan visita Holanda em meio a disputa sobre criança adotada lésbicas

O principal motivo da visita do primeiro-ministro turco é reforçar as relações econômicas e diplomáticas entre os dois países

Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 09:49
Primeiro-ministro holandês Mark Rutte (D) conversa com o  turco Tayyip Erdogan (E)
Haia
- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, chegou na noite de quarta-feira (20/3) a Haia, onde se reunirá nesta quinta-feira com o chefe de Governo holandês, Mark Rutte, para tentar acalmar as tensões entre ambos os países provocadas pelo caso de um menino de origem turca cuja guarda foi concedida a um casal de lésbicas. Embora Erdogan e Rutte não tenham expressado publicamente seus pontos de vista sobre o tema, membros de seus respectivos governos aumentaram a pressão em ambas as partes.

Ancara protesta contra a concessão da guarda de um menino a um casal de mulheres holandesas, cujos valores são considerados muito diferentes dos pregados por seu país de origem e por seus pais biológicos, que querem recuperar o filho. Haia, por sua vez, não vê com bons olhos a tentativa da Turquia de interferir neste caso.



[SAIBAMAIS]O principal motivo da visita de Erdogan à Holanda é reforçar as relações econômicas e diplomáticas entre os dois países, mas a recente disputa sobre Yunus, de 9 anos, entrou na agenda. Em uma carta dirigida aos deputados holandeses, o ministro das Relações Exteriores deste mesmo país, Frans Timmermans, indicou que Haia explicará à delegação turca que a escolha das famílias de acolhida é um processo levado muito a sério na Holanda.

"As crianças holandesas de origem turca enviadas à Holanda competem à lei holandesa", acrescentou. Yunus havia sido entregue aos cuidados dos serviços de proteção da infância quando tinha apenas alguns meses de vida por suspeitas de maus-tratos por parte de seus pais biológicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação