Mundo

Atentado mata 15 pessoas em acampamento de refugiados no Paquistão

A bomba, composta por 35 quilos de explosivos, foi detonada perto de uma fila de refugiados que esperavam para receber alimento

Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 12:16
Autoridades de segurança recolhem provas de veículo danificado no local de atentado no noroeste do Paquistão
Peshawar, Paquistão
- Um atentado com carro-bomba matou pelo menos 15 pessoas e deixou mais de 30 feridos nesta quinta-feira (21/3) em um acampamento de refugiados perto de Peshawar, noroeste do Paquistão. A bomba explodiu durante a manhã perto do escritório da administração central de Jalozai, um acampamento que já recebeu refugiados afegãos e atualmente abriga milhares de famílias que fugiram dos combates entre as forças de segurança e os insurgentes nas zonas tribais do país.

O atentado não foi reivindicado até o momento, mas algumas fontes do governo paquistanês consideram que está relacionado com a ofensiva das forças governamentais contra os talibãs no distrito tribal de Khyber, de onde procede boa parte dos habitantes de Jalozai. A bomba, composta por 35 quilos de explosivos, foi detonada perto de uma fila de refugiados que esperavam para receber alimento.



[SAIBAMAIS]O motor do carro-bomba foi projetado a 15 metros do local da explosão. O ataque aconteceu um dia depois do anúncio oficial das eleições gerais no país, que acontecerão em 11 de maio. A votação é muito importante para a consolidação da democracia neste país de 180 milhões de habitantes acostumado aos golpes de Estado.

As eleições acontecerão em clima tenso. Os candidatos temem atentados durante a campanha, sobretudo no noroeste, no Baluchistão (sudoeste) e nos bairros de Karachi (sul). O Paquistão é cenário desde 2007 de uma onda de atentados executados pelo Tehrik e Taliban Pakistan (TTP, Movimento dos Talibãs do Paquistão), um grupo islamita armado hostil às forças de segurança e a todos os símbolos governamentais. O TTP já convocou um boicote das eleições de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação