Mundo

Guia do Irã afirma estar disposto a dialogar com os Estados Unidos

As declarações coincidem com a visita de Barack Obama a Israel e aos territórios palestinos

Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 12:49
Teerã - O guia supremo iraniano Ali Khamenei afirmou que não se sente otimista, mas pela primeira vez declarou que não se opõe a dialogar com os Estados Unidos sobre a controvertida questão nuclear de seu país. "Os americanos enviaram mensagens para que mantenhamos um diálogo sobre o programa nuclear (...) à margem das negociações com o grupo 5%2b1. Eu não sou otimista sobre este diálogo (...), mas não me oponho", afirmou, durante um discurso televisado por ocasião do Ano Novo iraniano.

As declarações coincidem com a visita de Obama a Israel e aos territórios palestinos. "A lógica dos americanos é que debatamos para aceitar o ponto de vista deles e não chegar a um resultado racional", ressaltou, no entanto.



[SAIBAMAIS]"Nós queremos simplesmente que se reconheça nosso direito ao enriquecimento de urânio para fins pacíficos, mas eles não querem reconhecer esse direito", acrescentou. Khamenei, que se mostra assim disposto a dialogar com seu inimigo, também classificou Israel de "centro do complô contra o Irã islâmico" e ameaçou responder a um futuro ataque israelense arrasando Tel Aviv e Haifa.

"Os dirigentes do regime sionista ameaçam em várias ocasiões atacar o Irã (...) Se eles cometerem este erro, o Irã aniquilará Tel Aviv e Haifa", enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação