Mundo

Milhares de camarões aparecem mortos em praia do sul do Chile

Um fenômeno incomum que cobriu de vermelho pelo menos três quilômetros da costa, surpreendeu os moradores e desencadeou uma investigação oficial

Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 14:48
Santiago - Milhares de pequenos camarões apareceram mortos em uma praia do sul do Chile. Um fenômeno incomum que cobriu de vermelho pelo menos três quilômetros da costa, surpreendeu os moradores e desencadeou uma investigação oficial, de acordo com pescadores e fontes da polícia civil.

A gigantesca mancha vermelha começou a ser vista nas margens no início da semana pelos pescadores de Caleta Lo Rojas, na localidade de Coronel, 500 km ao sul de Santiago.

Na terça-feira (19/3), "eram milhões os camarões encalhados na praia", relatou nesta quinta-feira (21/3) à AFP o presidente do sindicato de pescadores de Caleta Lo Rojas, Juan Gutiérrez. "Sou pescador há 39 anos e nunca tinha visto algo assim antes", disse Gutiérrez por telefone.



O denso tapete vermelho, com milhares de camarões, cobriu pelo menos três quilômetros da praia e os animais já foram retirados por pescadores e moradores locais. A polícia civil, no entanto, foi ao local para recolher amostras e investigar as causas do fenômeno.

"Coletamos amostras para determinar se existe algum tipo de traço ou elemento que nos oriente na investigação e também vamos à baía de Coronel para estabelecer os parâmetros físicos, de temperatura, condutividade elétrica e, sobretudo, de oxigênio", disse à imprensa local Víctor Casanova, da brigada de crimes ambientais da Polícia de Investigações do Chile.

Não se descarta que este fenômeno possa voltar a ocorrer. "Ainda há grandes manchas de camarões nas proximidades da margem", disse Gutiérrez.

A origem do fenômeno ainda é desconhecida. Alguns pescadores o atribuem a uma mudança das correntes marinhas, enquanto outros culpam a termoelétrica Bocamina. "São as correntes que os arrastaram" como consequência do fenômeno El Niño, que aumenta a temperatura do mar, explicou o pescador Gutiérrez.

Os pequenos camarões servem de alimento para a merluza que é pescada na região. Normalmente, estes animais permanecem a cerca de 15 milhas da costa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação