Mundo

Sarkozy é acusado por 'abuso de incapaz' em caso de herdeira da L'Oreal

Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 19:39
França - O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi indiciado nesta quinta-feira (21/3) por "abuso de incapaz" no caso da milionária Liliane Bettencourt, indicou à AFP seu advogado Thierry Herzog, que anunciou sua intenção de apelar "imediatamente".

Esta decisão do juiz de instrução Jean-Michel Gentil foi tomada em Bordeaux (sudoeste), depois de uma acareação da qual participaram, segundo fontes concordantes, pelo menos quatro membros da equipe de funcionários da milionária Liliane Bettencourt, herdeira da gigante mundial de cosméticos L;Oréal.

Herzog chamou a decisão de "incoerente no plano jurídico e injusta", e disse que apresentará "imediatamente" uma apelação ao tribunal de apelações de Bordeaux para "pedir a anulação" do indiciamento, disse Herzog à AFP.



Sarkozy, convocado em um caso de abuso de incapaz do qual Bettencourt teria sido vítima desde setembro de 2006, foi considerado testemunha assistida pelo juiz no dia 22 de novembro de 2012, após doze horas de audiência.

Ele sempre afirmou que havia visitado a casa de Bettencourt apenas uma vez durante sua campanha de 2007, para se reunir brevemente com André Bettencourt, marido da milionária, falecido em novembro do mesmo ano.

A partir de então, o juiz multiplicou as audiências com pessoas que trabalharam para Bettencourt, algumas das quais disseram ter visto Sarkozy várias vezes durante esse período e que havia se reunido com a milionária nessas ocasiões.

A justiça investiga se o dinheiro de Liliane Bettencourt, idosa psicologicamente frágil, foi utilizado em proporções superiores aos limites legalmente autorizados para financiar a campanha presidencial de Sarkozy em 2007, sem que ela tivesse dado o seu consentimento com plena consciência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação