Agência France-Presse
postado em 22/03/2013 10:21
Bangui, República Centro-Africana - A coalizão rebelde Seleka e o exército centro-africano se enfrentaram nesta sexta-feira (22/3) na importante cidade de Bosangoa, no leste da República Centro-Africana (250 km de Bangui), afirmou à AFP uma fonte militar centro-africana. Segundo esta fonte, que pediu o anonimato, "um ataque da rebelião contra a cidade de Bosangoa está ocorrendo e é difícil saber o que ocorre exatamente porque as conexões telefônicas acabam de ser cortadas".Contactado pela AFP, o porta-voz do Seleka, Eric Masi, afirmou no início da manhã que a rebelião havia tomado Bosangoa. "Há poucos combates porque as forças armadas centro-africanas (FACA) já haviam ido embora. A tomada da cidade ocorreu em 15 minutos, e atualmente estamos garantindo-a", declarou o porta-voz.
[SAIBAMAIS]O ataque é o primeiro da coalizão depois de seu anúncio, na quarta-feira (20/3), de retomar as hostilidades, depois que os acordos de paz de Libreville (a capital do Gabão) não foram respeitados, segundo a rebelião. No domingo (17/3), a rebelião deu 72 horas ao governo para respeitar os acordos. Depois deste dia, os rebeldes detêm em Sibut (160 km ao norte de Bangui) cinco ministros provenientes da rebelião e membros do governo de união nacional formado após os acordos de Libreville.
Entre as reivindicações figuram a liberação dos prisioneiros políticos, a presença de tropas sul-africanas e ugandesas no país e a integração dos combatentes de Seleka no Exército.