Agência France-Presse
postado em 22/03/2013 13:36
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou ter pedido desculpas à Turquia nesta sexta-feira pela morte de nove turcos em 2010 durante o ataque a uma pequena frota em Gaza e anunciou a plena retomada das relações diplomáticas com Ancara, em um comunicado.A Turquia, por sua vez, aceitou o pedido de desculpas de Israel. Em uma conversa telefônica entre Netanyahu e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, "ambos concordaram em normalizar as relações entre os dois países", segundo o comunicado.
[SAIBAMAIS]"O primeiro-ministro Netanyahu se desculpou com o povo turco pelos erros que podem ter sido cometidos e que conduziram à perda de vidas", e assegurou que compensará as famílias das vítimas. Logo em seguida, Recep Tayyip Erdogan anunciou ter aceito, em nome do povo turco, o pedido de desculpas apresentado por seu colega israelense.
Segundo um comunicado turco, os dois primeiros-ministros negociarão a conclusão de um acordo para o pagamento de indenização às famílias das vítimas.