Mundo

Obama vê avanços em direção à reforma migratória nos Estados Unidos

O presidente dos EUA quer uma lei que inclua um caminho para a cidadania sob condições para os mais de onze milhões de ilegais no país, a maioria deles latino-americanos

Agência France-Presse
postado em 25/03/2013 15:21
Washington - O presidente americano, Barack Obama, ressaltou nesta segunda-feira (25/3) os avanços no Congresso em direção a uma reforma migratória, enquanto pediu coragem política para concretizá-la definitivamente, durante uma cerimônia de naturalização de 28 imigrantes na Casa Branca.

"Estamos fazendo avanços. Mas precisamos terminar este trabalho porque o tema não é novo. Todos fizemos propostas, há muitos estudos e projetos, mas temos que reunir a coragem política para fazer o que é necessário", disse o presidente.

Na cerimônia com os novos americanos, entre eles imigrantes latino-americanos de México, Colômbia, Peru, Bolívia, El Salvador e República Dominicana, Obama saudou os grupos bipartidários que finalizam projetos de lei migratória tanto no Senado quanto na Câmara de Representantes.



"Espero que seja introduzido um projeto de lei, espero que os debates comecem no próximo mês. Quero promulgar esta lei o quanto antes", disse.

O presidente fez da reforma migratória integral uma das prioridades de seu segundo mandato, que começou em janeiro.

Obama quer uma lei que inclua um caminho para a cidadania sob condições para os mais de onze milhões de ilegais no país, a maioria deles latino-americanos, abordando também segurança fronteiriça reforçada e modernização dos sistemas migratórios para diminuir os prolongados tempos dos processos.

O Congresso está em recesso até a próxima semana, e depois, provavelmente, um projeto de lei será divulgado quando os legisladores retornarem da pausa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação