Mundo

Arábia Saudita denuncia vínculos diretos entre rede de espionagem Irã

O envolvimento do Irã está demonstrado com "provas materiais e com as confissões dos acusados", afirmou o porta-voz saudita besta terça-feira

Agência France-Presse
postado em 26/03/2013 12:15
Riad, Arábia Saudita - O ministério do Interior saudita acusou nesta terça-feira (26/3) 18 supostos membros de uma "célula de espionagem" desmantelada recentemente no reino de manter vínculos "diretos" com os serviços de inteligência iranianos. A investigação preliminar "revelou vínculos diretos entre os elementos da célula e os serviços de inteligência iranianos", afirmou o porta-voz do ministério, citado pela agência oficial Spa.

"Eles recebiam regularmente quantias de dinheiros em troca de informações e de documentos sobre lugares importantes, em proveito dos serviços iranianos", completou. Em 18 de março, o reino anunciou a detenção de 18 suspeitos, entre eles um iraniano e um libanês, por espionagem em benefício de um Estado estrangeiro não identificado. Eles foram acusados de ter "coletado informações sobre instalações e lugares vitais, que comunicavam depois aos serviços de inteligência deste país".



O Irã negou envolvimento no caso de espionagem. "Esta informação não tem fundamento e é um roteiro repetitivo, sem base alguma e para uso interno", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

O envolvimento do Irã está demonstrado com "provas materiais e com as confissões dos acusados", afirmou o porta-voz saudita besta terça-feira (26). A Arábia Saudita e outras monarquias árabes do Golfo, dirigidas por dinastias sunitas, suspeitam que o Irã, xiita, contribuiu para gerar a revolta entre as comunidades xiitas de seus países, sobretudo no Bahrein, sacudido por distúrbios há dois anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação