Agência France-Presse
postado em 26/03/2013 12:59
Damasco - Um atentado suicida com carro-bomba ocorreu nesta terça-feira (26/3) em Roukneddine, bairro do norte de Damasco, deixando vítimas, afirmou a agência oficial síria Sana. "Um terrorista detonou uma van-bomba no bairro de Roukneddine, deixando mortos e feridos", indicou a agência.A televisão oficial indicou que o atentado tinha sido praticado perto de um centro de armazenamento de provisões do Exército. De acordo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), militares estão entre as vítimas.
Um morador do bairro afirmou que havia sentido uma forte explosão, que estilhaçou as janelas das residências nas imediações, e que tinha visto uma espessa fumaça no local. Enquanto isso, vários morteiros caíram no bairro de Baramké, no centro da cidade de Damasco, deixando quatro mortos, incluindo uma estudante, e cinco feridos, segundo a Sana.
[SAIBAMAIS]Os disparos de morteiros e foguetes pelos insurgentes se intensificaram nas últimas semanas em Damasco, coração do regime, onde as tropas tentam neutralizar os bolsões rebeldes na periferia e impedir que os combatentes avancem na capital. No dia 22 de março, cerca de cinquenta pessoas morreram em um atentado suicida em uma mesquita de Damasco, incluindo um importante líder religioso pró-regime. O ataque não foi reivindicado.
O regime acusou "terroristas", termo usado para designar os rebeldes auxiliados em seu combate contra o Exército por jihadistas que já reivindicaram diversos atentados suicidas. O chefe da oposição síria, Ahmed Moaz al-Khatib, condenou esse atentado e disse que "suspeita do regime". Nesta terça-feira (26), a violência em toda a Síria já causou a morte de 45 pessoas, sendo 30 rebeldes e 15 civis, segundo um registro provisório do OSDH.