Mundo

Secretário dos Estados Unidos chega a Paris para discutir Síria e Mali

John Kerry também "se reunirá com empresários franceses para discutir meios de promover o crescimento econômico e a criação de empregos de ambos os lados do Atlântico"

Agência France-Presse
postado em 26/03/2013 16:17
Paris - O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou na noite desta terça-feira (26/3) a Paris, onde se reunirá na quarta-feira com seu homólogo Laurent Fabius para discutir principalmente as situações no Mali e na República Centro-Africana, assim como o conflito na Síria, constatou um jornalista da AFP.

Os dois ministros "discutirão um amplo leque de temas, incluindo os esforços da comunidade internacional para restabelecer a democracia no Mali, uma forma de pôr fim à brutal campanha do regime de Assad contra o povo sírio e as preocupações em torno da deterioração da segurança na República Centro-Africana", indicou à imprensa Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado.



Os dois devem abordar principalmente a recente tentativa de Paris e Londres de convencer os outros países europeus a aceitar o fornecimento de armas aos rebeldes sírios, uma iniciativa considerada arriscada demais por várias capitais da União Europeia.

John Kerry também "se reunirá com empresários franceses para discutir meios de promover o crescimento econômico e a criação de empregos de ambos os lados do Atlântico", acrescentou.

O secretário de Estado americano chegou à França após uma viagem de uma semana que o levou a Israel, Territórios Palestinos e Jordânia, seguido de visitas surpresas a Bagdá e a Cabul.

Nomeado no dia 1; fevereiro para o comando da diplomacia americana, no lugar de Hillary Clinton, ele já havia viajado a Paris, onde se reuniu com Laurent Fabius no dia 27 de fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação