Agência France-Presse
postado em 29/03/2013 16:05
China - A China reforçará sua presença na Antártica com a construção, prevista para antes de 2015, de duas novas estações de pesquisas, informou nesta sexta-feira (29/3) a Administração Estatal dos Oceanos.Uma destas bases será utilizada unicamente no verão, de dezembro a março, e a outra funcionará o ano todo, acrescentou a agência de notícias Xinhua.
A China já tem três bases chamadas Shangsheng (;Grande Muralha;), Zhongshan e Kunlun no continente branco. Em meados de março os Estados Unidos pediram, como já haviam feito Austrália e Nova Zelândia, a criação de santuários marinhos na Antártica. Grupos ambientalistas tentam conseguir a proibição da pesca na região.
A União Europeia e a Austrália também querem proteger 1,9 milhão de km2 da frágil costa da Antártica oriental. No entanto, a China, maior consumidora de energia do mundo, tenta consolidar sua presença na Antártica, que contém grandes reservas de hidrocarbonetos, e o degelo permite um acesso mais fácil aos recursos minerais desta região estratégica.