Mundo

Mandela tem pneumonia pelo terceiro dia e respira sem dificuldade

Ex-presidente sul-africano esteve hospitalizado em janeiro de 2011 e em dezembro de 2012 por infecções respiratórias

Agência France-Presse
postado em 30/03/2013 08:28
Nelson Mandela teve uma recaída de uma infecção pulmonar

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela encontra-se bem e respira sem dificuldade depois de receber tratamento médico por uma pneumonia, afirmou neste sábado (30/3) a presidência sul-africana, no terceiro dia de hospitalização do herói da luta contra o apartheid.

Mandela, de 94 anos, sofre "uma recaída de uma pneumonia", confirmou neste sábado a presidência, e foi submetido a uma drenagem para eliminar um acúmulo de líquido provocado por uma infecção pulmonar, conhecido como derrame pleural.

Graças a esta drenagem, "agora é capaz de respirar sem dificuldade", disse a presidência, que garante que "continua respondendo ao tratamento e encontra-se bem".

Na sexta-feira, Mac Maharaj, porta-voz da presidência, emitiu um comunicado que afirmava que Mandela estava bem e seu estado progredia de forma constante.

Leia mais notícias em Mundo

Maharaj, que foi companheiro de prisão de Mandela, disse à AFP que são boas notícias, embora convenha ser prudente devido a sua idade avançada.

Seu neto, Mandla Mandela, e sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela, também declararam na sexta-feira que o ex-presidente se encontrava bem e realizava exames médicos.

O presidente sul-africano Jacob Zuma tampouco vê motivos para alarme. De fato, não modificou sua agenda e deve comparecer à cúpula extraordinária da Comunidade Econômica dos Estados da África Central (CEEAC) sobre a situação na República Centro-Africana, que será realizada na próxima terça-feira no Chade.

[SAIBAMAIS]Maharaj não quis revelar o nome do estabelecimento onde Mandela foi hospitalizado na noite de quarta-feira. É muito provável que se encontre em Johannesburgo, onde reside quando não está em Qunu (sul), o povoado onde passou sua infância, ou em Pretoria, a 60 km, onde foi internado nas últimas duas vezes em que esteve no hospital.

"Alguns acreditam que deveríamos revelar o hospital. Não o fizemos porque queremos garantir que os médicos se concentrem em seu trabalho e queremos proteger sua intimidade", destacou o porta-voz da presidência.

Coincidindo com a Páscoa, os fiéis rezaram por Madiba (o nome do clã de Mandela, que se converteu em um apelido carinhoso) durante a celebração da Sexta-Feira Santa nas igrejas sul-africanas.

O clube de futebol inglês de Sunderland dedicará a partida que disputa neste sábado contra o Manchester United a Mandela, em colaboração com a fundação que leva seu nome. A equipe também pediu aos espectadores que doem 2 libras (2,40 euros, 3,07 dólares) à instituição.

Nelson Mandela já esteve hospitalizado em janeiro de 2011 e em dezembro de 2012 por infecções respiratórias, provavelmente relacionadas com as sequelas de uma tuberculose contraída na ilha prisão de Robben Island, onde passou 18 de seus 27 anos de detenção por lutar contra o regime de segregação racial do apartheid.

Em 1990 foi libertado e em 1993 recebeu o prêmio Nobel da Paz por seu papel nas negociações para instaurar uma democracia multirracial na África do Sul, junto ao último presidente do regime do apartheid, Frederik de Klerk.

Entre 1994 e 1999, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

Devido aos seus problemas de saúde, vive aposentado há anos e não é visto em público desde a final do Mundial de futebol, disputada em julho de 2010 em Johannesburgo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação