Mundo

Bombardeio de helicóptero da Otan mata duas crianças afegãs e fere 7 civis

No ataque, nove talibãs foram mortos

Agência France-Presse
postado em 30/03/2013 14:59
Cabul - Um ataque praticado por um helicóptero da Otan que participava de uma operação contra insurgentes talibãs matou duas crianças e feriu outros sete civis, neste sábado no sul do Afeganistão, indicaram as autoridades locais.

"Foi uma operação conjunta (de soldados afegãos e estrangeiros) efetuada esta manhã e que matou nove talibãs. Infelizmente, duas crianças em idade escolar também morreram e outros sete civis ficaram feridos", declarou o vice-governador da província de Ghazni, Mohamad Ali Ahmadi.

Um porta-voz das forças da Otan presentes no Afeganistão disse que está ciente deste anúncio e que tenta reunir informações a respeito.

Os civis circulavam em dois veículos perto de um posto dos talibãs quando ocorreu o ataque, afirmou Mohamad Hasan Hadil, vice-chefe da polícia da província.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, proibiu recentemente as forças afegãs de pedirem apoio aéreo estrangeiro para suas operações.

No início de março, Karzai, depois de condenar um bombardeio da Otan que matou duas crianças confundidas com talibãs no sul do país, havia considerado que "a guerra contra o terrorismo não pode ter êxito nas casas e nas aldeias afegãs".

Se essas mortes forem confirmadas, este seria um novo golpe para o prestígio das forças da Otan lideradas pelos Estados Unidos, que devem retirar suas tropas de combate no fim do ano que vem.

Segundo um relatório recente da ONU, os ataques aéreos da coalizão liderada por Washington causaram a morte de 126 civis no ano passado, cerca de 50% a menos que no ano anterior.

Quatro civis, incluindo um menino, morreram na província de Logar esta semana, durante uma série de ataques que duraram dois dias contra insurgentes talibãs realizados por forças afegãs e estrangeiras.

Os talibãs são o principal grupo de insurgentes que luta contra o governo de Karzai, apoiado por tropas da Otan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação