Mundo

Casa Branca felicita presidente eleito do Quênia, Uhuru Kenyatta

O candidato derrotado nas urnas, Raila Odinga reconheceu que perdeu as eleições para evitar conflitos entre jovens e policiais

Agência France-Presse
postado em 30/03/2013 17:17
O candidato derrotado nas urnas, Raila Odinga reconheceu que perdeu as eleições para evitar conflitos entre jovens e policiais Washington - A Casa Branca felicitou neste sábado Uhuru Kenyatta por sua eleição como presidente do Quênia e saudou a decisão de seu adversário, Raila Odinga, de reconhecer sua derrota, pedindo que todos os quenianos "aceitem pacificamente o resultado do processo eleitoral".

[SAIBAMAIS]A Suprema Corte de Justiça do Quênia confirmou neste sábado a eleição de Uhuru Kenyatta como presidente do país, rejeitando os recursos por irregularidades apresentados por seu rival Raila Odinga, que reconheceu sua derrota em nome da unidade do país --uma decisão que não evitou choques entre jovens e policiais na região de Kisumu, reduto de Odinga no oeste do país.



"O processo eleitoral e a solução pacífica das divergências por meio do sistema legal queniano ilustram os avanços realizados pelo Quênia em matéria de fortalecimento de suas instituições democráticas, e o desejo dos quenianos de que seu país progrida", acrescentou no comunicado a Presidência americana.

Kenyatta e seu companheiro de chapa, William Ruto, são investigados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a Humanidade por suas supostas participações em assassinatos após as eleições presidenciais anteriores, de dezembro de 2007.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação