Mundo

Complexo industrial conjunto das duas Coreias permanece aberto

O fechamento das instalações poderia ser visto como uma nova ameaça na escalada de tensão entre os dois países

Agência France-Presse
postado em 31/03/2013 08:25
Seul - O complexo industrial conjunto da Coreia do Sul e da Coreia do Norte situado em território norte-coreano, na localidade de Kaesong, permanecia aberto neste domingo apesar das ameaças de Pyongyang de fechá-lo, indicou o governo de Seul.

"Por enquanto, não ocorreram problemas de funcionamento no complexo de Kaesong", indicou um porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação. A Coreia do Norte havia ameaçado no sábado fechar estas instalações, uma nova ameaça na escalada de tensão entre os dois países.

[SAIBAMAIS]"Fecharemos o complexo industrial se a Coreia do Sul insistir em danificar nossa dignidade", afirmou o governo em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA. "Alertamos que serão adotadas duras medidas se (a Coreia do Sul) continuar com suas declarações que difamam nossa dignidade", acrescentou o texto.

Leia mais notícias em Mundo

O complexo industrial binacional de Kaesong, situado em território norte-coreano a 10 km da fronteira, foi criado em 2004 como um símbolo da cooperação entre os dois países, e desde então constitui uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte.

No entanto, a Coreia do Sul já expressou sua preocupação sobre o funcionamento do complexo, depois que a Coreia do Norte anunciou a intenção de cortar uma linha telefônica de uso militar utilizada para controlar o trânsito de pessoas na região.

Esta linha era utilizada para que as autoridades do Sul pudessem comunicar ao Norte os nomes dos trabalhadores que cruzam a fronteira para trabalhar no complexo industrial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação