Agência France-Presse
postado em 01/04/2013 14:46
Washington - Uma respeitável tradição de Washington conseguiu driblar, nesta segunda-feira (01/4), os cortes de gastos em uma era de austeridade, e o presidente Obama saudou dezenas de milhares de pessoas pra o evento "Easter Egg Roll" na Casa Branca.
Obama e sua família, ao lado do coelhinho da Páscoa e de seu cachorro Bo, presidiram o concurso de ;rolamento de ovos;, participaram de narrações de histórias e de demonstrações de basquete e tênis no evento anual que remonta a 1878.
Havia temores de que o popular evento fosse cancelado devido aos duros cortes orçamentários sofridos pelo país, que impediram excursões de visitantes à Casa Branca e atingiram os fornecedores do governo e os gastos federais.
Mas o evento, apoiado por uma loteria e que recebe 35.000 pessoas, foi adiante, parcialmente financiado pelas vendas de ovos comemorativos assinados pelo presidente e pela primeira-dama Michelle Obama. "O ;East egg roll; é o maior evento que temos aqui no gramado sul da Casa Branca todos os anos", afirmou Michelle Obama. "Hoje, vamos ter mais de 30.000 pessoas que passarão por este jardim celebrando a nutrição, a saúde e a atividade física", completou.
Desde que os Obama se mudaram para a Casa Branca, o "East Egg roll" tem sido associado à campanha "Let;s Move" da primeira-dama, destinada a incentivar uma alimentação saudável e exercícios físicos para as crianças.
O presidente Obama atuou como o iniciador honorário do concurso de rolamento de ovos para as crianças no gramado sul e leu um livro chamado "Chicka Chicka Boom Boom" para um grupo de jovens.
Mas ele também suou a camisa em uma tentativa de mostrar suas habilidades no basquete ao lado de estrelas da NBA na quadra da Casa Branca.
O primeiro "Easter Egg Roll" da Casa Branca ocorreu em 1878, quando o presidente Rutherford Hayes convidou crianças locais para rolarem ovos pelo gramado sul. O "rolamento de ovos" foi realizado na Casa Branca todos os anos desde então, à exceção dos dias negros da Primeira e Segunda Guerra Mundial.