Publicidade

Correio Braziliense

Ex-presidente Lula participará de cruzada contra fome no México

Em entrevista, o secretário de Desenvolvimento do México, Rosario Robles, Lula concordou em compartilhar a experiência de trabalho, em particular o programa Fome Zero


postado em 03/04/2013 06:17 / atualizado em 03/04/2013 09:41

(foto: REUTERS/Ricardo Rojas )
(foto: REUTERS/Ricardo Rojas )

México - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará no próximo dia 19 de abril ao México para participar de uma cruzada contra a fome, informou nesta terça-feira a secretaria mexicana de Desenvolvimento. Lula "concordou em compartilhar sua experiência de trabalho", em particular o "programa 'Fome Zero', um sucesso no Brasil", disse em entrevista coletiva Rosario Robles, secretário de Desenvolvimento do México, um país com 7,4 milhões de pessoas em pobreza extrema, segundo fontes oficiais, de um total de 112 milhões de habitantes.

No dia 21 de janeiro, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou em Chiapas, um dos estados mais pobres do país, uma cruzada nacional contra a fome e a desnutrição infantil aguda. O programa, que será aplicado durante os seis anos do mandato de Peña Nieto, "já está em vigor" em duas localidades de Guerrero - uma rural e outra urbana - e será ampliada a 400 municípios dos cerca de 2 mil do país, precisou Robles durante a apresentação da campanha "Sem Fome".

Leia mais notícias em Mundo

A iniciativa contará com a participação de todas as secretarias de Estado e será coordenado com os três níveis de poder - federal, estadual e municipal -, com o objetivo de estabelecer prioridades pontuais. Também participarão a sociedade civil, universidades e fundações de grandes empresas. Entre as medidas desta estratégia estão incentivos fiscais a empresas de alimentos para que doem seus excedentes, a criação de bancos de alimentos e a orientação de mais de 500 mil mulheres sobre a importância da alimentação infantil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade