Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bolívia designa delegado para julgamento contra Chile para demanda marítima

Um decreto promulgado pelo governo nomeia Rodríguez Veltzé como "embaixador extraordinário com representação plenipotenciária do Estado"

La Paz - O ex-presidente da Bolívia Eduardo Rodríguez Veltzé foi nomeado nesta quarta-feira (3/4) embaixador extraordinário e agente do Estado boliviano, com a missão de representar o país diante de tribunais internacionais para a demanda marítima contra o Chile. Rodríguez Veltzé, também ex-titular da Suprema Corte de Justiça, foi designado pelo presidente Evo Morales em uma cerimônia na casa de Governo.

[SAIBAMAIS]Um decreto promulgado pelo governo nomeia Rodríguez Veltzé como "embaixador extraordinário com representação plenipotenciária do Estado" boliviano para desempenhar as funções de "agente da Bolívia diante de tribunais internacionais nos quais a demanda marítima (contra o Chile) se apresentar". Morales manifestou sua satisfação de que Rodríguez Veltzé, reconhecida personalidade do fórum, leve adiante esta tarefa de "enorme responsabilidade" diante dos tribunais internacionais.

A Bolívia exige a recuperação de parte dos 400 km de costa que perdeu durante o conflito de 1879, demanda que o Chile rejeita, afirmando que ambos os países assinaram em 1904 o Tratado de Paz e Amizade, que definiu os limites fronteiriços bilaterais.