Mundo

Bolívia designa delegado para julgamento contra Chile para demanda marítima

Um decreto promulgado pelo governo nomeia Rodríguez Veltzé como "embaixador extraordinário com representação plenipotenciária do Estado"

Agência France-Presse
postado em 03/04/2013 13:13
La Paz - O ex-presidente da Bolívia Eduardo Rodríguez Veltzé foi nomeado nesta quarta-feira (3/4) embaixador extraordinário e agente do Estado boliviano, com a missão de representar o país diante de tribunais internacionais para a demanda marítima contra o Chile. Rodríguez Veltzé, também ex-titular da Suprema Corte de Justiça, foi designado pelo presidente Evo Morales em uma cerimônia na casa de Governo.

[SAIBAMAIS]Um decreto promulgado pelo governo nomeia Rodríguez Veltzé como "embaixador extraordinário com representação plenipotenciária do Estado" boliviano para desempenhar as funções de "agente da Bolívia diante de tribunais internacionais nos quais a demanda marítima (contra o Chile) se apresentar". Morales manifestou sua satisfação de que Rodríguez Veltzé, reconhecida personalidade do fórum, leve adiante esta tarefa de "enorme responsabilidade" diante dos tribunais internacionais.

A Bolívia exige a recuperação de parte dos 400 km de costa que perdeu durante o conflito de 1879, demanda que o Chile rejeita, afirmando que ambos os países assinaram em 1904 o Tratado de Paz e Amizade, que definiu os limites fronteiriços bilaterais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação