Agência France-Presse
postado em 03/04/2013 15:53
Washington - As ameaças nucleares da Coreia do Norte representam um perigo real e claro, tanto para a Coreia do Sul como para os Estados Unidos, assegurou nesta quarta-feira o secretário americano de Defesa, Chuck Hagel."Agora ele têm capacidade balística e aumentam sua perigosa retórica bélica (...) isso supõe um perigo real e claro para os interesses dos aliados dos Estados Unidos na região", afirmou Hagel durante um discurso na Universidade Nacional de Defesa (NDU).
"Estamos levando a sério estas ameaças, temos que levá-las a sério", acrescentou, recordando que o regime de Pyongyang também ameaçou atacar as bases americanas em Guam e Havaí, assim como a costa oeste.
"Estamos fazendo tudo que podemos, trabalhando com os chineses e outros para destravar a situação na península coreana", disse Hagel. Nos últimos dias, Washington posicionou meios militares na região para a região para interceptar eventuais mísseis procedentes da Coreia do Norte.
O secretário da Defesa se reuniu na manhã desta quarta com o ministro sul-coreano das Relações Estrangeiros, Yun Byung-se, e reiterou o apoio dos Estados Unidos.