Agência France-Presse
postado em 03/04/2013 16:25
Washington - O governo dos Estados Unidos vai posicionar nas próximas semanas uma bateria antimíssil THAAD sobre a ilha de Guam, no Pacífico, onde dispõe de uma importante base militar, ameaçada pela Coreia do Norte, anunciou nesta quarta-feira (3/4) o Pentágono em um comunicado.O sistema THAAD, capaz de interceptar mísseis em grande altitude, se soma ao posicionamento dos destróieres Aegis antimísseis no Pacífico ocidental ante a escalada de tensão na península coreana.
Como o Patriot, o THAAD é um sistema terrestre que se traslada em caminhões. Além dos interceptores, inclui um radar capaz de determinar a origem e a trajetória de um míssil balístico.
Cerca de 6.000 militares se encontram posicionados em Guam (território americano do arquipélago das Marianas), situado 3.380 km a sudeste da Coreia do Norte, além de submarinos e bombardeiros B-52 que nas últimas semanas sobrevoaram a Coreia do Sul.
"Os Estados Unidos estão em alerta diante das provocações norte-coreanas e se mantêm dispostos a defender o território americano, nossos aliados e nossos interesses nacionais", afirma o Pentágono em um seu comunicado. O regime de Pyongyang ameaçou atacar o território americano, assim como as ilhas Guam e Havaí no Pacífico.