Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA prendem mais de 100 por tráfico de drogas

Cerca de 700 membros das forças de segurança realizaram numerosas prisões em Connecticut, Nova York, Rhode Island, Massachusetts e Porto Rico

Nova York (EUA) - As autoridades americanas anunciaram nesta quarta-feira a detenção de mais de 100 pessoas em uma grande operação contra traficantes de cocaína e heroína de Porto Rico, República Dominicana e Estados Unidos. "Esta manhã mais de 700 membros das forças de segurança realizaram numerosas prisões em Connecticut, Nova York, Rhode Island, Massachusetts e Porto Rico", revelou o promotor federal de Connecticut.

"No total, 52 pessoas foram detidas sob a lei federal contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, e outras 51 por violação das lei estaduais contra o narcotráfico". As prisões ocorreram após quinze meses de investigações a partir de Porto Rico e República Dominicana.

Os criminosos estavam traficando "grandes quantidades de drogas" em Connecticut, e a maior parte enfrentará penas de entre cinco e dez anos de prisão. Segundo a promotoria, a heroína chegava principalmente da República Dominicana e o tráfico era liderado pelo dominicano Luis Ariel Capellán Maldonado, conhecido por "Ariel", com domicílio em New London, Connecticut. A cocaína era enviada principalmente por Pedro Rivera, conhecido como "Cheíto", também morador de New London.