Agência France-Presse
postado em 05/04/2013 09:10
Gaza - A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a suspensão temporária das operações de distribuição de ajuda alimentar em Gaza, depois de um ataque de manifestantes a um de seus escritórios. Na quinta-feira (4/4), dezenas de pessoas invadiram um escritório da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos no Oriente Médio (UNRWA) para reclamar o retorno de um pagamento mensal às famílias pobres, que foi suspenso na segunda-feira em consequência de cortes orçamentários da organização.[SAIBAMAIS]Membros das equipes de segurança da ONU conseguiram retirar os invasores do local. "Compreendemos perfeitamente as possíveis consequências da suspensão da ajuda para alguns beneficiários", afirmou a ONU em um comunicado.
Mas a nota destaca que "as manifestações da semana passada já haviam forçado a UNRWA a fechar vários centros". "A situação se agravou com as ações de quinta-feira. Todos os centros de ajuda e de distribuição serão, em consequência, fechados até que os grupos envolvidos ofereçam as garantias necessárias para que as operações da UNRWA aconteçam sem problemas", afirma.
A entidade completou que está em "uma situação verdadeiramente lamentável, na medida em que a distribuição de alimentos afeta atualmente 25.000 refugiados a cada dia. Mas não podemos tolerar as ameaças constantes a nossos funcionários".