Agência France-Presse
postado em 05/04/2013 12:58
La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta sexta-feira (5/4) que o ex-governante da Venezuela, Hugo Chávez, é o "redentor dos pobres", ao recordar um mês de sua morte, e faltando pouco mais de uma semana para as eleições na Venezuela entre o sucessor chavista, Nicolás Maduro, e o opositor, Henrique Capriles."Eu cheguei à conclusão de que o irmão Hugo Chávez Frías foi o redentor dos pobres. Simón Bolívar é o libertador da ;grande nação; e Hugo Chávez é o redentor dos pobres, disso nunca vamos esquecer", declarou Morales em um discurso, durante uma cerimônia pública na cidade andina de El Alto.
[SAIBAMAIS]Ele acrescentou que "as suas visões não atingiram apenas a Venezuela, mas também a América Latina e o Caribe e serão inesquecíveis e inalcançáveis". Morales e Chávez mantiveram uma estreita relação pessoal e política como governantes e uma relação econômica muito próxima. O boliviano considera o venezuelano como seu mentor político, junto ao líder cubano Fidel Castro e o agora ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele também ressaltou que o ex-mandatário venezuelano apoiou a reivindicação boliviana ao Chile pela saída para o mar, que o país perdeu durante uma guerra no final do século XIX.