Agência France-Presse
postado em 05/04/2013 13:15
Nova York - A ex-secretária americana de Estado Hillary Clinton indicou nesta sexta-feira (5/4) em Nova York que os direitos das mulheres são uma "grande tarefa inacabada do século XXI". Hillary, vista por muitos como possível candidata à presidência de seu país em 2016, embora não tenha se pronunciado a respeito, foi aplaudida ao se apresentar na Conferência Mundial das Mulheres realizada na Big Apple.
A esposa do ex-presidente americano Bill Clinton dedicou seu discurso ao que chamou de "a grande tarefa inacabada do século XXI: o avanço dos direitos das mulheres e das meninas". "Muitas mulheres são tratadas, no melhor dos casos, como cidadãs de segunda classe, e no pior deles como um tipo de espécie subumana", afirmou.
[SAIBAMAIS]Hillary mencionou os fortes protestos pela morte de uma adolescente paquistanesa pelas mãos dos talibãs e pelo estupro de uma indiana como evidências de possíveis mudanças alimentadas por ferramentas como as redes sociais, que deram mais poder aos ativistas.
"Há uma nova e poderosa corrente de ativismo de base, incitada por acontecimentos muito indignantes para serem ignorados e reforçada por uma nova tecnologia que dá, como nunca antes, uma voz à mulher", afirmou. "Precisamos aproveitar este momento", acrescentou Hillary, de 65 anos.