Agência France-Presse
postado em 06/04/2013 10:25
Cairo - Pelo menos cinco pessoas, quatro delas da igreja cristã oriental Copta, morreram em confrontos entre muçulmanos e cristãos na sexta-feira (5/4) à noite em Qalyubia, ao norte do Cairo."Cinco pessoas morreram nos atos violentos, incluindo quatro cristãos coptas", afirmou uma fonte dos serviços de segurança, que também divulgou um balanço de seis feridos, dois deles por tiros.
Mas Tony Sabry, ativista de uma associação copta, afirmou à AFP que o número de mortos pode chegar a sete.
Os confrontos aconteceram em Al Josuse, uma área pobre do município de Qalyubia. A confusão teve início quando um muçulmano de 50 anos fez um comentário a um grupo de crianças que desenhava uma suástica em um dos institutos religiosos do bairro.
O homem também ofendeu os cristãos e a cruz, e depois discutiu com um jovem cristão. O incidente virou uma troca de tiros entre muçulmanos e cristãos.
Posteriormente, muçulmanos furiosos cercaram uma igreja, protegida pelas forças de segurança, e os dois grupos atearam fogo a pneus nas ruas do bairro.
As autoridades anunciaram ter controlado a situação durante a madrugada.
Os coptas cristãos representam de 6 a 10% dos 83 milhões de egípcios. Os confrontos entre as duas comunidades são frequentes.