Mundo

Confrontos entre muçulmanos e cristãos deixam 5 mortos no Egito

As autoridades anunciaram que a situação tinha sido controlada durante a madrugada

Agência France-Presse
postado em 06/04/2013 15:37
Cairo - Pelo menos cinco pessoas, quatro delas coptas, morreram em confrontos entre muçulmanos e cristãos na sexta-feira à noite em Qalyoubia, ao norte do Cairo.

Em um comunicado, a Presidência egípcia denunciou a violência de sexta à noite e pediu que "todos os cidadãos respeitem a lei e evitem qualquer ato que ameace a segurança e a estabilidade do país".

Segundo os serviços de segurança, cinco pessoas morreram nos confrontos, incluindo quatro cristãos, e seis ficaram feridas, sendo pelo menos dois a tiros nos distúrbios em Al-Khossousse, um bairro pobre de Qalyoubia.

Mas Tony Sabry, ativista de uma associação copta, afirmou à AFP que o número de mortos pode chegar a sete. "Há muitos feridos", afirmou.

Leia mais noticias em Mundo
Os choques tiveram início quando um muçulmano de 50 anos fez um comentário a um grupo de crianças que desenhava uma suástica em um dos institutos religiosos do bairro.

O homem também ofendeu os cristãos e a cruz, e depois discutiu com um jovem cristão. O incidente virou uma troca de tiros entre muçulmanos e cristãos.

Posteriormente, muçulmanos furiosos cercaram uma igreja, protegida pelas forças de segurança, e os dois grupos atearam fogo a pneus nas ruas do bairro.

Os coptas cristãos representam de 6 a 10% dos 83 milhões de egípcios. Os confrontos entre as duas comunidades são frequentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação