Agência France-Presse
postado em 07/04/2013 22:03
Paris - O ministro francês de Assuntos Exteriores, Laurent Fabius, "desmentiu formalmente" neste domingo à AFP um "boato publicado pelo (jornal) Libération" em sua edição desta segunda-feira que lhe "atribui uma conta na Suíça" e anunciou que entrará com um processo."Desminto formalmente o boato divulgado pelo Libération em sua edição de segunda-feira, 8 de abril me atribui uma conta na Suíça. Não se baseia em nenhum elemento material e é totalmente infundado", escreveu Fabius em um comunicado.
O ministro francês anunciou que deu poderes ao seu advogado "para que inicie as atuações jurídicas que permitam demonstrá-lo e fazer cessar a difusão destas informações falsas e caluniosas".
O jornal parisiense intitulou nesta segunda-feira na primeira página, "Caso Cahuzac, o pesadelo continua" e escreveu que Laurent Fabius desmentiu "possuir uma conta na Suíça".
Com o título de "Um possível caso Fabius tetaniza o Eliseu", o jornal de esquerda publica um longo artigo que não contém qualquer elemento que permita pensar que o ministro das Relações Exteriores possua tal conta não declarada e se limita a destacar que a web de informação Mediapart "explora (esta) pista".
Este site na internet aportou provas em dezembro passado da existência de uma conta bancária suíça do ministro francês do Orçamento Jérôme Cahuzac.
Este pilar do governo socialista francês acabou admitindo-o e apresentou sua demissão em 19 de março, três horas depois de a promotoria anunciar a abertura de uma investigação judicial por lavagem de fraude fiscal.