Mundo

Morre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos

Segundo sites locais, ela morreu "em paz, após sofrer um ataque súbito". A rainha Elizabeth II e o primeiro-ministro David Cameron lamentaram a perda

Agência France-Presse
postado em 08/04/2013 08:59
No fim de dezembro do ano passado, a ex-primeira-ministra britânica foi internada para fazer uma cirurgia na bexiga
Londres
- A ex-primeira-ministra britânica conservadora Margaret Thatcher, de 87 anos, faleceu nesta segunda-feira (8/4) em Londres em consequência de um derrame, anunciou seu porta-voz Lord Tim Bell. Segundo sites locais, ela morreu "em paz, após sofrer um ataque súbito".

"Com grande tristeza, Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um ataque cerebral esta manhã", afirma em um comunicado.

No fim de dezembro do ano passado, a ex-primeira-ministra britânica foi internada para fazer uma cirurgia na bexiga. Margaret Thatcher, a única mulher que foi primeira-ministra na Grã-Bretanha, sofria de demência e nos últimos anos apareceu poucas vezes em público.

O primeiro-ministro David Cameron também comentou a morte da ex-política. "Foi com grande tristeza que eu soube da morte de Lady Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande ministra e uma britânica Primeira grandiosa". "Perdemos uma grande dirigente, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica", declarou, conservador como a "Dama de Ferro".



A rainha Elizabeth II se declarou "triste" ao receber a notícia da morte de Thatcher, anunciou o Palácio de Buckingham em um comunicado.

Thatcher, a primeira e até agora única primeira-ministra britânica, permaneceu 11 anos em Downing Street, entre 1979 e 1990. Mais de duas décadas depois, o legado desta política que ganhou o apelido de Dama de Ferro, implacável defensora do conservadorismo político e do liberalismo econômico, continua dividindo os britânicos.

Ela começou a sofrer problemas graves de saúde a partir de 2002, um ano antes da morte de seu marido Denis, o que a afetou profundamente, e suas aparições na vida pública ficaram cada vez mais escassas desde então. Em 2008, sua filha Carol revelou em um livro de memórias que a mãe sofria demência senil há sete anos. Também havia sofrido vários ataques cerebrais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação