Mundo

Navios chineses entram em águas territoriais disputadas com Japão

A China envia regularmente navios e, às vezes, aviões a este arquipélago desabitado, principalmente desde que o Estado japonês nacionalizou três de suas cinco ilhas, ao comprá-las de seu proprietário privado japonês

Agência France-Presse
postado em 09/04/2013 11:08
Tóquio - Três navios governamentais chineses entraram nesta terça-feira (9/4), durante algumas horas, em águas territoriais de ilhas disputadas com o Japão no Mar da China oriental.

Segundo Tóquio, estes barcos de vigilância entraram na zona de 12 milhas marítimas (algo mais de 22 km), no arquipélago das Senkaku, também reivindicado por Pequim sob o nome de Diaoyu.



A China envia regularmente navios e, às vezes, aviões a este arquipélago desabitado, principalmente desde que o Estado japonês nacionalizou três de suas cinco ilhas, ao comprá-las de seu proprietário privado japonês.

Este arquipélago, cuja disputa gerou grandes tensões entre os dois países, está situado 200 km a nordeste de Taiwan, que também o reivindica. Além de sua localização estratégica, o arquipélago teria muitos recursos de energia no fundo do mar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação