Mundo

Regime e oposição sírios atacam líder da Al-Qaeda

"Façam tudo o que estiver ao seu alcance para que o fruto da jihad seja, com a vontade de Deus, um Estado islâmico jihadista (...)", afirmou o número um da Al-Qaeda em uima mensagem de voz

Agência France-Presse
postado em 11/04/2013 14:23
Beirute - O regime sírio e um dos principais integrantes da rebelião síria rejeitaram nesta quinta-feira (11/4) o apelo do chefe da Al-Qaeda de criar um Estado islâmico na Síria, coincidindo com a promessa de lealdade feita pelos jihadistas da Frente Al-Nusra, muito atuante no local, a Ayman al-Zawahiri.

O ministério sírio das Relações Exteriores pediu nesta quinta-feira (11/4) ao Conselho de Segurança da ONU que inclua a Frente Al-Nusra, na linha de frente na batalha contra o regime, na lista negra de entidades e indivíduos vinculados à Al-Qaeda, para os quais estão previstas severas sanções.

"A Síria apresentou uma demanda ao Conselho de Segurança para que inscreva a organização chamada Frente Al-Nusra na lista unificada das organizações vinculadas à Al-Qaeda", indicou o ministério em um comunicado, em referência à resolução 1267 de 1989.

Por sua vez, os Comitês Locais de Coordenação (LCC), uma das primeiras organizações que fomentaram a revolta iniciada há dois anos no local, "rejeitam totalmente as declarações do chefe da Al-Qaeda e seu chamado a criar um Estado islâmico na Síria".



"Condenamos esta flagrante ingerência nos assuntos internos sírios e reiteramos que apenas os sírios decidirão o futuro do país", indica em um comunicado este movimento, que reúne militantes pacifistas de diferentes tendências políticas.

Em uma mensagem de voz postada no domingo (7/4) em um site islamita, o número um da Al-Qaeda pedia aos rebeldes: "Façam tudo o que estiver ao seu alcance para que o fruto da jihad seja, com a vontade de Deus, um Estado islâmico jihadista (...) uma etapa no caminho do restabelecimento do califado islâmico".

Os LCC "lembram que a revolução começou para instaurar a liberdade, a justiça e um estado democrático, pluralista e civil".

"Nosso sonho quando este regime fascista cair é estabelecer um regime baseado nas liberdades públicas, nos direitos humanos e na igualdade política entre os cidadãos", acrescentou.

A Frente Al-Nusra, na linha de frente no combate contra o regime sírio, anunciou na quarta-feira (10/4) que jurava lealdade a Ayman al-Zawahiri, mas se distanciou do anúncio de apadrinhamento feito pelo braço iraquiano da rede na véspera.

O chefe da oposição síria, Ahmed Moaz al-Khatib, também rejeitou as declarações do chefe da Al-Qaeda.

"O pensamento da Al-Qaeda não nos agrada e os revolucionários na Síria devem adotar uma posição clara a respeito", disse em sua página no Facebook.

"Rejeitamos qualquer tutela sobre qualquer grupo revolucionário na Síria", disse.

A Frente Al-Nusra se converteu com o tempo em um componente essencial na luta armada contra o regime de Bashar al-Assad, graças a uma organização sólida e a um financiamento estrangeiro oculto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação