Mundo

Síria confirma autenticidade de vídeo onde clérigo Mohamed Saeed é morto

No vídeo, o líder religioso é visto dando aula na mesquita de Al-Iman. Depois da explosão, o clérigo se senta um momento para ajeitar seu gorro

Agência France-Presse
postado em 11/04/2013 15:42
Beirute - A televisão estatl síria confirmou a autenticidade de um vídeo que mostra imagens do atentado que custou a vida do líder religioso Mohamed Saeed al Bouti em março.

Em uma atitude sem precedentes, a tv estatal pediu desculpas por ter negado a autenticidade do vídeo difundido na internet esta semana e que mostra o momento da explosão em uma mesquita em Damasco que acabou com a vida do clérigo sunita.

Neste vídeo, aparentemente registrado por uma câmera da mesquita, Bouti é visto dando aula de religião na mesquita de Al-Iman. Depois da explosão, o clérigo se senta um momento para ajeitar seu gorro.



Segundos depois, um homem se aproxima do púlpito e pega o clérigo entre seus braços. Bouti, então, cai para direita e o homem se afasta com um gesto de consternação.

Em seguida, três homens se aproximam para evacuar Bouti, cujo rosto está coberto de sangue.

Na terça-feira passada (2/4), a televisão estatal afirmou que o vídeo era falso.

Mas, ma quarta, o filho de Bouti, xeque Mohamad Toufic, confirmou a autenticidade do vídeo.

Bouti era o clérigo sunita mais importante da Síria favorável ao regime do presidente Bashar al Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação