Mundo

Obama pede à Coreia do Norte que detenha sua 'atitude agressiva'

Estados Unidos garantem que estão prontos para se defender

Agência France-Presse
postado em 11/04/2013 19:14
Washington - O presidente americano, Barack Obama, pediu nesta quinta-feira (11/4) à Coreia do Norte que detenha sua "atitude agressiva", por ocasião de um encontro na Casa Branca com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. "Ninguém quer ver um conflito" com a Coreia do Norte, mas os Estados Unidos estão prontos para tomar as medidas necessárias para se proteger.

"Os Estados Unidos darão todos os passos necessários para proteger seu povo e cumprir as obrigações em virtude de nossas alianças na região", disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval. "Ambos (ele e Ban) estamos de acordo em que agora é o momento de que a Coreia do Norte ponha fim ao tipo de atitude agressiva que vem tendo", afirmou Obama.

Embora o presidente americano tenha dito que Washington continuará tentando "de trabalhar para resolver alguns destes assuntos de forma diplomática", deixou claro que seu país estará pronto para defender qualquer eventualidade e defender seus aliados.



Segundo o presidente, "é importante para a Coreia do Norte, como para qualquer outro país do mundo, observar as regras e normas básicas". Ban se disse "profundamente preocupado (...) com a tensão na península coreana" e convocou "os países vizinhos, incluindo a China, a exercer sua influência sobre a Coreia do Norte para resolver a situação de maneira pacífica". O secretário-geral da ONU saudou ainda "a resposta comedida" das autoridades americanas às ameaças dos norte-coreanos.

Mais cedo nesta quinta-feira, o grupo de chanceleres do G8, inclusive o secretário de Estado americano, John Kerry, condenaram duramente o regime de Pyongyang por seu programa nuclear, advertindo que seria objeto de mais sanções caso lance um míssil. A Coreia do Norte ameaçou lançar ataques nucleares contra territórios dos Estados Unidos e seus aliados no nordeste da Ásia, em represália às sanções impostas pela ONU a partir do teste nuclear que realizou em dezembro passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação