Mundo

Presidente Obama vê oportunidade para diálogo de paz no Oriente Médio

O presidente visitou Israel e os territórios palestinos em março, em sua primeira viagem à região desde que assumiu o cargo, em 2009

Agência France-Presse
postado em 11/04/2013 20:29
Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (11/4) que acredita haver uma "janela de oportunidade" para se retomar o processo de paz do Oriente Médio, após a viagem do secretário de Estado americano, John Kerry, à região.

Obama comentou que, em sua reunião na Casa Branca com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "falamos da paz no Oriente Médio, onde há pelo menos uma janela de oportunidade para que tanto israelenses quanto palestinos voltem à mesa de negociações".

"Analisamos como os Estados Unidos, como um grande amigo de Israel e partidário do Estado palestino, podem trabalhar com as Nações Unidas e com os organismos multilaterais para tentar mover o processo para frente", acrescentou Obama.



O presidente visitou Israel e os territórios palestinos em março, em sua primeira viagem à região desde que assumiu o cargo, em 2009. Na última terça-feira, Kerry classificou suas conversas com líderes palestinos e israelenses de "muito construtivas", prometendo novos esforços para ajudar a economia da Cisjordânia, ao mesmo tempo em que tenta reunir as duas partes na mesa de negociação.

O secretário de Estado advertiu, porém, que é mais importante encontrar maneiras de retomar de forma correta as negociações congeladas há tanto tempo, em vez de retomá-las "rápido".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação