Mundo

Ministério sul-coreano 'duvida' de míssil nuclear da Coreia do Norte

"A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, mas duvidamos que os norte-coreanos tenham fabricado uma ogiva nuclear suficientemente pequena e leve para ser montada em um míssil", declarou o porta-voz do ministério, Kim Min-Seok

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 09:52
Seul - O ministério sul-coreano da Defesa manifestou nesta sexta-feira (12/4) suas "dúvidas" sobre a capacidade da Coreia do Norte de lançar um míssil balístico nuclear, como ameaça Pyongyang.

"A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, mas duvidamos que os norte-coreanos tenham fabricado uma ogiva nuclear suficientemente pequena e leve para ser montada em um míssil", declarou o porta-voz do ministério, Kim Min-Seok.

[SAIBAMAIS]Seul reagiu às declarações do representante republicano do Colorado Doug Lamborn, que na quinta-feira (11/4) citou um relatório da Agência de Inteligência da Defesa que acredita que a Coreia do Norte tem a capacidade de carregar uma ogiva nuclear em um míssil balístico.

Segundo Lamborn, a agência de Inteligência "considera, com confiança moderada, que o Norte atualmente tem armas nucleares que podem ser carregadas em mísseis balísticos". "Contudo, sua confiabilidade seria baixa".



Lamborn fez tal declaração após uma audiência do secretário da Defesa, Chuck Hagel, e do general Martin Dempsey no Congresso.

O Pentágono comentou a declaração afirmando ser "inexata" a conclusão de que o regime norte-coreano desenvolveu um míssil com capacidade nuclear.

O porta-voz do Pentágono George Little disse "não poder citar detalhes de um relatório secreto, mas afirmou ser inexato sugerir que a Coreia do Norte testou, desenvolveu ou demonstrou completamente as capacidades nucleares referidas" por Lamborn.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação