Mundo

Israel dispara contra Síria após ser atingido, anuncia Exército israelense

As autoridades atribuem a queda de morteiros sírios em território sob controle de Israel a "erros de disparo", devido à proximidade dos combates entre as forças do regime e os rebeldes

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 17:01
Jerusalém - Soldados israelenses efetuaram disparos de artilharia contra o território sírio nesta sexta-feira (12/4) à noite, depois de terem sido atacados na região das Colinas de Golã, ocupada por Israel, anunciou o Exército em um comunicado. "Disparos de artilharia e de armas leves procedentes da Síria atingiram as Colinas de Golã. Os disparos foram executados contra os soldados israelenses. Não houve feridos ou danos materiais", explicou o Exército.

[SAIBAMAIS]"Em resposta, o Tsahal (Exército israelense) efetuou disparos de artilharia em direção à origem do ataque. O ataque atingiu seu alvo", prosseguiu o Exército, que disse ter "informado dos fatos representantes da ONU presentes na região". Desde o início do conflito na Síria, há dois anos, a situação se tornou mais tensa em Golã, no sul sírio, mas os incidentes ficaram limitados à queda de morteiros sírios no lado israelense e disparos de resposta por parte de Israel.

Até o momento, as autoridades israelenses atribuem a queda de morteiros sírios em território sob controle de Israel a "erros de disparo", devido à proximidade dos combates entre as forças do regime e os rebeldes. Oficialmente, Israel se encontra em estado de guerra com a Síria. Desde 1967, ocupa cerca de 1.200 km2 das Colinas de Golã, que foram anexados em uma decisão nunca reconhecida pela comunidade internacional. Cerca de 510 km2 estão sob controle sírio e uma força da ONU está encarregada de manter o respeito ao cessar-fogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação