Mundo

Combatentes da Al-Nusra enfrentam Exército sírio nesta sexta-feira

Especialistas acreditam que o Exército vá se aproveitar desse anúncio para intensificar suas operações contra os rebeldes

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 18:11
Beirute - Combates entre o Exército sírio e a Frente jihadista da Al-Nusra, que anunciou esta semana sua adesão à Al-Qaeda, foram registrados nesta sexta-feira (12/4) em Qamechli, no extremo nordeste da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. "Combates violentos eclodiram entre as forças regulares e os combatentes da Frente Al-Nusra perto da Praça Zouri, na entrada da cidade de Qamechli, e no perímetro do aeroporto desta cidade, deixando mortos dos dois lados", indicou o OSDH.

Mais a oeste, as forças do governo bombardearam as localidades de Toq Melh e Tal Hamis, na província de Hassaké. Na quinta-feira (11/4), o regime do presidente Bashar al-Assad pediu ao Conselho de Segurança da ONU que punisse a Frente Al-Nusra, grupo mais influente da rebelião, após o anúncio oficial de sua adesão à rede Al-Qaeda.



[SAIBAMAIS]Especialistas acreditam que o Exército vá se aproveitar desse anúncio para intensificar suas operações contra os rebeldes. Desde o início do conflito sírio, em março de 2011, o regime de Damasco, que se recusa a admitir qualquer contestação, acusa os rebeldes de serem "terroristas financiados pelo exterior". Em Aleppo, o OSDH citou "fontes médicas e políticas, árabes e curdas" para anunciar a morte de um curdo que havia sido torturado "pelo batalhão rebelde dos Mártires de Badr" antes de ser jogado em uma rua do bairro de Cheikh Maksoud, palco de recentes combates.

Segundo o presidente do OSDH, Rami Abdel Rahman, o homem não era um militante político. Mais ao sul, pelo menos oito pessoas, incluindo quatro rebeldes, morreram em bombardeios do Exército no bairro de Jobar, no leste de Damasco, segundo o OSDH, que se baseia em uma vasta rede de militantes e de fontes médicas civis e militares.

Morteiros também caíram no Souk al-Hal, um grande mercado de legumes e frutas no bairro de Zablatani, deixando ao menos um morto e feridos, e "vários morteiros atingiram Barzé (norte da capital) e Al-Hajar al-Aswad (sul)", dois bairros onde os rebeldes estão presentes, de acordo com a mesma fonte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação