Mundo

Terremoto deixa três feridos no Japão

O tremor atingiu o oeste da grande ilha de Honshu, sendo sentido claramente nas cidades da região industrial de Kansai

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 20:22
Toquio - Um terremoto de magnitude 6 sacudiu na noite desta sexta-feira (12/4) o oeste do Japão, deixando três feridos, informou a imprensa japonesa.

O tremor ocorreu às 05h33 local (17h33 de Brasília) perto da ilha de Awaji, no Mar Interior de Seto, perto da cidade portuária de Kobe, com epicentro a 10 km de profundidade, informou a agência sismológica.

Segundo a TV estatal NHK, ao menos três pessoas ficaram feridas por quedas de objetos ou tombos em Osaka e na cidade de Himeji, onde uma idosa caiu da escada e foi hospitalizada.

Os serviços ferroviários ficaram temporariamente suspensos para comprovar sua segurança e o aeroporto de Kansai, na baía de Osaka, foi fechado, noticiou a NHK.

O epicentro do sismo foi situado próximo ao terremoto de Kobe em 1995, que deixou mais de 6.000 mortos.

O tremor atingiu o oeste da grande ilha de Honshu, sendo sentido claramente nas cidades da região industrial de Kansai, principalmente em Kobe e Osaka.



A companhia de eletricidade Kansai Electric Power destacou que não houve qualquer problema na central nuclear de Oi, onde permanecem os dois únicos reatores nucleares em operação no Japão.

"Nossas operações continuam e não detectamos qualquer anomalia, mas estamos monitorando as instalações", disse à AFP um funcionário da central.

O governo acionou o gabinete de crise para acompanhar a situação, segundo a agência de imprensa Kyodo.

Em março de 2011, um terremoto de 9 graus de magnitude seguido por tsunami devastou a costa nordeste do Japão matando 19 mil pessoas, além de provocar um grave acidente nuclear na central de Fukushima.

Após o incidente, o Japão decidiu parar seus 50 reatores nucleares, exceto por dois na central de Oi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação