Mundo

Governo francês apressa trâmite sobre casamento gay e enfrenta protesto

A mudança inesperada no calendário provocou um grande protesto em Paris. Os gendarmes usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 20:32
Senado votou nesta sexta-feira (12/4) para aprovar o projeto de lei que garante aos casais homossexuais o direito de casar e adotarParis - O governo francês decidiu acelerar o calendário de adoção da lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com anúncio feito nesta sexta-feira (16/4).

A mudança inesperada no calendário provocou um grande protesto em Paris. Segundo os organizadores, pelo menos 7.500 pessoas que se opõem ao projeto foram às ruas. A polícia estimou a multidão em cerca de 2.300 pessoas.

Os manifestantes seguiram pelo Jardim de Luxemburgo, perto do Senado. O local já havia sido palco de protesto na semana passada, no primeiro dia do exame do projeto de lei por parte dos senadores.

Pouco antes das 22h, hora local (17h horário de Brasília), integrantes do movimento tradicionalista Civitas tentavam chegar até o Senado, aos gritos de "Hollande demissão", pedindo a renúncia do presidente francês, François Hollande.



Os gendarmes usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Uma nova manifestação nacional dos opositores ao projeto está prevista para 26 de maio, em Paris. O protesto anterior, em 24 de março, teria reunido 1,4 milhão de pessoas na capital francesa, de acordo com os organizadores.

Após a aprovação nesta sexta pelo Senado, o projeto de lei será submetido, a partir da próxima quarta, a uma segunda leitura dos deputados, informou o ministro das Relações com o Parlamento, Alain Vidalies.

"O calendário parlamentar está mergulhado em condições inaceitáveis que testemunham um desprezo total pela Assembleia Nacional", atacou o líder da bancada do UMP (de oposição), Christian Jacob.

"O presidente da República corre o risco de uma confrontação violenta com os franceses", acrescentou.

O casamento gay é uma das 60 reformas prometidas em 2012 por François Hollande, durante a campanha eleitoral.

Com sua aprovação, a França se juntará a uma dúzia de países, entre eles Bélgica, Canadá e Espanha, onde o casamento homossexual é legal. Nos EUA, a união entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada em nove dos 50 estados. Na última quarta-feira, o Uruguai se tornou o segundo país da América Latina, depois da Argentina, a reconhecer o casamento gay.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação