Mundo

Eleitores se queixam de um vazio no centro em que Hugo Chávez votava

Nas paredes da escola não faltam cartazes e fotos do líder que governou a Venezuela desde 1999

Agência France-Presse
postado em 14/04/2013 12:37
Venezuelanos escolhem o novo presidente do país em eleições neste domingo

Caracas - Moriluz e Migdalia Morillo, duas irmãs de 59 e 60 anos, votam há anos no mesmo colégio eleitoral em que o falecido presidente Hugo Chávez depositava seu voto, no reduto chavista de 23 de Janeiro, bairro na zona oeste de Caracas.

"Nós o vimos muitas vezes, todo mundo enlouquecida. Hoje se sente um vazio", afirmam.

Um grande mural que representa o libertador Simón Bolívar com seus dois professores, Simón Rodríguez e Andrés Bello, adorna o pátio da escola Manuel Palacio Fajardo, onde mais de 3.700 eleitores estão inscritos para votar e escolher o sucessor de Hugo Chávez.

"Nós vínhamos votar na hora que o presidente vinha, porque queríamos vê-lo. Eu me sinto como se faltasse algo, é triste. Ele nos ajudou muito", explica a mais velha das irmãs, que não esconde as lágrimas por trás de seus óculos.

[SAIBAMAIS]

"A última vez que ele veio - nas eleições de outubro passado quando foi reeleito -, ele votou ali e todos queriam vê-lo", acrescenta, apontando uma das salas de aula.

Nas paredes da escola não faltam cartazes e fotos do líder que governou a Venezuela desde 1999, mesmo assim, sua ausência é a mais notada.

"Ele costumava votar entre as 11 e 12 horas. A calma de hoje não tem nada a ver com o alvoroço de quando ele vinha", comenta um segurança que toma conta de uma das entradas da escola.

As duas filhas mais velhas de Chávez, seu genro e o vice-presidente Jorge Arreaza também votam neste colégio.

Chávez tinha uma relação muito especial com o bairro de 23 de Janeiro, convertido em símbolo de sua revolução bolivariana e onde marcou seu discurso radical que polarizou os venezuelanos.

A menos de um quilômetro dali, no alto de uma colina tomada por moradias humildes de tijolos multicoloridos, fica o "Quartel da Montanha", onde, em 1992, Chávez urdiu o fracassado golpe de Estado contra o então presidente Carlos Andrés Pérez e onde agora repousam seus restos.


ntre os eleitores na escola, o nome Chávez é muito mais falado que o de seu herdeiro político e verdadeiro candidato, Nicolás Maduro.

Leia mais notícias de Mundo

"Não há dúvidas de que vamos vencer, em sua memória. É um grande homem e como ele não haverá mais nenhum. Temos que sair e votar em Maduro, como ele disse. Se os outros ganharem, vão se esquecer dos pobres", assegura Reyna Brizuela, secretária da Universidade Central da Venezuela.

Do lado de fora do prédio, o alto-falante de um carro reproduz a conhecida "Pátria Querida" e o discurso no qual Chávez anunciou sua recaída pelo câncer e pediu aos venezuelanos que votassem em Maduro caso ele ficasse incapacitado de governar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação