Mundo

Atentados deixam pelo menos 34 mortos na capital da Somália, Mogadíscio

Maioria das mortes ocorreu durante ataque ao maior tribunal do país

Agência France-Presse
postado em 14/04/2013 15:34
Mogadíscio - Um grupo de insurgentes islamitas atacou o principal tribunal de Mogadíscio, matando ao menos 29 civis em três hora de violência, enquanto outro atentado com carro-bomba deixou mais cinco mortos neste domingo na capital somali, em um dos dias mais violentos dos últimos meses.

"A força de União Africana, o Exército Nacional Somali e a polícia local cercaram o prédio do tribunal. As últimas informações indicam que 29 civis foram mortos, 9 insurgentes shebab morreram e 58 pessoas ficaram feridas", indicou um funcionário do governo.

O ataque suicida foi reivindicado por insurgentes shebab, que mataram cinco civis antes de entrarem no interior do tribunal, enquanto as forças de segurança e da União Africana cercavam o local.

"Nove insurgentes morreram no incidente. Seis deles acionaram os explosivos que carregavam e três foram mortos pelas forças de segurança", declarou o ministro do Interior, Abdikarin Hussein Guled.



Poucos minutos depois, mais cinco pessoas morreram, segundo uma testemunha, na explosão de um carro-bomba na passagem de um comboio de ajuda humanitária turca perto do aeroporto.

Os insurgentes islamitas shebab realizam várias ações de guerrilha e atentados, principalmente em Mogadíscio, desde que foram expulsados da capital, em agosto de 2011, por uma força da União Africana (AMISOM).

"Foi uma ação sagrada contra os infiéis que se reúnem no tribunal. Continuaremos com os ataques até que a Somália seja libertada dos invasores", declarou à AFP um porta-voz dos shebab, Sheikh Ali Mohamed Rage.

O presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, considerou em um comunicado que "este ataque é um sinal de desespero dos terroristas, que perderam todos os seus redutos e agora estão em declínio na Somália".

Um outro carro explodiu em frente a um complexo da justiça, enquanto o caos reinava com trocas de tiros entre insurgentes e policias.

O ministro do Interior assegurou que a capital voltou à calma e que a investigação continuará para determinar o número de mortos.

O tribunal está localizado em um bairro onde estão reunidas as principais administrações da região de Banadir, e onde normalmente há um forte esquema de segurança.

Segundo testemunhas, os insurgentes vestidos em uniforme militar entraram no local e abriram fogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação