Mundo

Agência nuclear da ONU, AIEA, inspeciona a central nuclear de Fukushima

A inspeção coincide com uma série de incidentes na central nas últimas semanas, incluindo cortes de energia elétrica, problemas com as instalações provisórias e um vazamento de água radioativa

Agência France-Presse
postado em 15/04/2013 07:04
Tóquio - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a agência nuclear da ONU, começou nesta segunda-feira (15/4) a inspecionar a central de Fukushima para determinar o estado das instalações e o processo de desmantelamento.

Uma equipe de 12 pessoas, incluindo analistas independentes, se reuniu em Tóquio com representantes do governo japonês e da Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da central, antes de uma visita prevista para quarta-feira a Fukushima, onde em março de 2011 um terremoto e um tsunami provocaram um grave acidente nuclear.



Os especialistas internacionais viajaram ao Japão a pedido das autoridades nipônicas. Esta é a terceira missão do tipo desde a catástrofe. "Após uma semana de discussões, espero que tenhamos novas informações para fundamentar e transmitir comentários ao governo japonês", disse Juan Carlos Lentijo, chefe da missão. A equipe da AIEA pretende entregar um relatório ao governo e a Tepco em 22 de abril.

A inspeção coincide com uma série de incidentes na central nas últimas semanas, incluindo cortes de energia elétrica, problemas com as instalações provisórias e um vazamento de água radioativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação