Mundo

Falciani diz que não vendeu informações e que Suíça evitou investigar HSBC

Falciani, buscado pela justiça suíça por subtração de informação, revelação de segredo industrial ou comercial e violação da lei geral dos bancos, foi detido em julho passado em um controle aduaneiro em Barcelona

Agência France-Presse
postado em 15/04/2013 11:12
Madri - O ex-técnico de informática do banco HSBS de Genebra Hervé Daniel Falciani, acusado de roubar dados bancários, garantiu nesta segunda-feira não ter cobrado de nenhum país por estas informações, que permitiram descobrir milhares de sonegadores de impostos, e disse que a Suíça conhecia a informação, mas não quis investigá-la.

"Jamais, em nenhum caso", respondeu o franco-italiano Falciani à pergunta sobre se havia sido remunerado direta ou indiretamente por estes documentos, que, colocados à disposição da justiça francesa em 2008, conduziram à descoberta de fraudadores em vários países, durante uma audiência na Espanha para decidir sobre a extradição solicitada pela Suíça.



"Ninguém no mundo pode declarar que eu tenha pedido qualquer coisa" por dados que a França transmitiu posteriormente às justiças de Itália, Alemanha, Estados Unidos e Espanha, afirmou o ex-chefe de análises técnicas para serviços estratégicos do HSBC.

Apresentando-se não como um ladrão de informação secreta, mas como um cidadão responsável que denunciava crimes, Falciani insistiu que antes de entrar em contato com as autoridades francesas havia conversado com as da Suíça, mas estas não quiseram investigar o gigante bancário.

"Minhas primeiras ações estiveram destinadas à Suíça, onde me rejeitaram a possibilidade de me apresentar de maneira anônima", afirmou o ex-técnico, confessando que temia possíveis represálias se revelasse seu nome.

"Até agora, as provas demonstram que a justiça suíça não está interessada em investigar sobre o banco", acrescentou, dizendo ter contactado em 2008 a autoridade reguladora do mercado suíço e posteriormente a justiça federal em Berna para oferecer explicações e provas.

Falciani, buscado pela justiça suíça por subtração de informação, revelação de segredo industrial ou comercial e violação da lei geral dos bancos, foi detido em julho passado em um controle aduaneiro em Barcelona, no nordeste da Espanha. Em dezembro, este país decidiu deixá-lo em liberdade condicional enquanto estudava sua extradição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação