Mundo

Detento em Guantánamo conta sobre torturas sofridas em prisão

Samir Naji al-Hasan Moqbel afirma que perdeu mais de 13 quilos desde que começou uma greve de fome, no dia 10 de fevereiro. Ele é prisioneiro a mais de uma década sem ter sido acusado de nenhum crime

Agência France-Presse
postado em 15/04/2013 11:36
Washigton - Um prisioneiro detido em Guantánamo por mais de uma década sem ter sido acusado de nenhum crime falou nesta segunda-feira sobre sua participação em uma greve de fome que já dura quase dois meses na prisão administrada pelos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]Em um artigo publicado pelo New York Times intitulado "Gitmo (Guantánamo) está me matando", Samir Naji al-Hasan Moqbel afirma que perdeu mais de 13 quilos desde que começou uma greve de fome, no dia 10 de fevereiro, e que outro prisioneiro atualmente pesa apenas 34 quilos. "Nunca vou esquecer a primeira vez que eles colocaram o tubo de alimentação por meu nariz. Não posso descrever quão doloroso é ser forçado a se alimentar desta maneira", destacou Moqbel, de 35 anos.



"Duas vezes por dia eles me prendem a uma cadeira em minha cela. Meus braços, pernas e cabeça são amarrados. Eu nunca sei quando eles virão. Algumas vezes eles vêm durante a noite, às 23H00, quando estou dormindo". "Há tantos de nós em greve de fome agora que não há membros da equipe médica suficientes para realizar as alimentações forçadas... Eles estão alimentando pessoas o dia todo apenas para prosseguirem".

Moqbel afirmou ter viajado do Iêmen ao Afeganistão em 2000 em busca de trabalho, fugindo para o Paquistão durante a invasão americana no ano seguinte, onde foi detido e aprisionado em Guantánamo. Como muitos dos prisioneiros em greve de fome, ele nunca foi acusado por nenhum crime ou julgado, e não é visto como uma ameaça para a segurança nacional americana.

Mas ele não pode ser libertado devido a uma moratória sobre a repatriação de iemenitas promulgada pelo presidente Barack Obama em 2009, depois que um complô para derrubar um avião no dia de Natal foi ligado ao braço iemenita da Al-Qaeda. A greve começou quando os prisioneiros alegaram que funcionários da prisão revistaram seus exemplares do Alcorão de forma desrespeitosa. As autoridades negaram qualquer profanação ao livro sagrado do Islã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação