Mundo

Governo Francês divulga declarações de patrimônio em iniciativa inédita

Publicadas na internet, essas declarações listam os bens imobiliários, joias, obras de arte e veículos pertencentes aos 37 ministros e ao chefe de governo, Jean-Marc Ayrault

Agência France-Presse
postado em 15/04/2013 14:13
Paris - O governo francês divulgou nesta segunda-feira (15/4) as declarações de patrimônio de todos os seus membros em uma iniciativa inédita, consequência do caso Cahuzac e primeira etapa de uma moralização que busca restaurar a confiança entre o mundo político e os cidadãos.

Publicadas na internet, essas declarações listam os bens imobiliários, joias, obras de arte e veículos pertencentes aos 37 ministros e ao chefe de governo, Jean-Marc Ayrault.

Em meio às declarações é possível descobrir que Ayrault possui uma Combi de 1988, avaliada em 1.000 euros. O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, está entre os mais abastados, com um patrimônio de 6 milhões de euros.

Um projeto de lei, apresentado no conselho de ministros de 24 de abril, deve prever que essa obrigação seja ampliada aos parlamentares, presidentes de entidades locais, membros de gabinetes ministeriais e diretores da administração central.



De acordo com pesquisas, a maioria dos franceses é favorável a esta publicação após o escândalo das mentiras do ex-ministro do Orçamento Jérôme Cahuzac sobre uma conta bancária secreta no exterior em seu nome, mesmo que parte da classe política denuncie um "voyeurismo".

Ao contrário de seu governo, François Hollande não divulgou nesta segunda seu patrimônio, que já havia sido declarado há um ano, em ocasião das eleições presidenciais. Segundo essa declaração de maio de 2012, o patrimônio do chefe de Estado chega a 1,17 milhão de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação