Mundo

Opositores a Maduro farão protesto contra resultados das eleições

A cerimonia de juramentação de Maduro deve ser na data prevista inicialmente, na próxima sexta-feira (19/4)

postado em 15/04/2013 21:38
Caracas - Após a acirrada disputa e sem o reconhecimento do resultado pela oposição, Nicolás Maduro, foi proclamado presidente eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na tarde desta segunda-feira (15/4). Enquanto era proclamado, ele recebeu apoio de milhares de eleitores que se concentraram ao lado do CNE.



Mas com a estreita diferença de votos, houve protestos de eleitores oposicionistas que pediam a recontagem de votos. ;Aqui não há uma maioria, aqui há duas metades;, disse Capriles em uma entrevista à noite, após confrontos entre oposicionistas e a polícia. Centenas de pessoas prometem fazer um ;panelaço; em protestos respaldando ao opositor.

Maduro, por sua vez acusou, a oposição planejar um golpe de estado. ;Eu denuncio que estão preparando um plano para desconhecer a instituição democrática;, disse. ;Maioria é maioria e deve ser respeitada. Na democracia não se pode haver emboscadas e inventos contra a soberania popular;.

Na cerimônia de proclamação, Maduro recebeu o apoio massivo de ministros de seu governo, dos setores militares do país, da União das Nações Sulamericanas (Unasul) e do Mercosul. A missão da Unasul reconheceu o resultado do CNE, mas a Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu a recontagem de votos. O CNE não se pronunciou sobre o pedido de verificação de votos feito pela oposição. Nas ruas a população refletia sobre a vitória apertada conquistada por Maduro.

O aposentado Venancio Echerry, 77 anos, disse à Agência Brasil que votou em Maduro, mas disse que o presidente cometeu erros. ;A desvalorização do bolívar em relação ao dólar, feita por ele foi um golpe para a gente pobre, por isso a vantagem que ele tinha diminuiu tanto;, disse.

O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, disse em entrevistas à imprensa em Caracas que o ;chavismo deve aproveitar o momento para fazer uma autocrítica; e pensar sobre os motivos que levaram o governo a apresentar um resultado abaixo do esperado e do favoritismo apresentado nas pesquisas divulgadas antes das eleições.

Em entrevista à Agência Brasil, o cientista político Carlos Romero avaliou a situação vivida pelo país. Segundo ele, o momento é bastante delicado. ;A oposição tem o direito de pedir recontagem de votos. Seria bom que isso acontecesse, já que temos um sistema eleitoral que é reconhecidamente seguro e que permite a verificação do voto;, disse.

Romero acredita que Maduro cometeu dois erros na campanha. O primeiro foi tentar ;personificar Chávez; e o segundo, na visão de Romero, foi o tom do discurso de Maduro na campanha. ;Até mesmo setores chavistas esperavam de Maduro uma postura mais flexível e não um discurso polarizado. Precisamos levar consenso à sociedade e não mais divisão;.

A cerimonia de juramentação de Maduro deve ser na data prevista inicialmente, na próxima sexta-feira (19).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação